UVB-76 - A misteriosa rádio russa fantasma



Descoberta em 1982, a rádio de ondas curtas chamada UVB-76 transmite sons muito estranhos e sem sentido aparente. O som que a rádio transmite é vibrante, dura 0.8 segundos e se repete cerca de 30 vezes por minuto, todos os dias.

É possível ouvir conversas distantes e outros ruídos ao fundo ocasionalmente, o que sugere que o dispositivo é operado com um microfone que capta tudo, de forma acidental ou proposital. Desde 1982, algumas vozes estranhas foram registradas. Algumas conversas, traduzidas do russo, diziam: “Eu sou o 143. Eu não recebo o oscilador”.

O objetivo da estação não foi confirmado por funcionários do governo ou de transmissão. Algumas teorias sugerem que a transmissão está constantemente a ser ouvida por comissariados militares, outras dizem respeito a um observatório mudanças de medição na ionosfera. No entanto, isso não explica as mensagens de voz. Fotos de satélite revelaram o local da estação em Pavarovo (Rússia), e um grupo de pesquisadores foi até ela investigar. Tiveram uma surpresa: Depararam-se com um local totalmente abandonado, cujos aparelhos datavam de muitos anos. Telefones, maquinários, documentos, mobília… Tudo. E nem tudo era aberto: Havia locais trancados, levando a lugares que eles não conseguiram acessar.